terça-feira, 16 de abril de 2013

16 de Abril – Dia Nacional da Voz

Hoje é dia nacional da voz, momento de reflexão sobre a saúde vocal. Especialmente para nós, professores, a voz é o “instrumento de trabalho”.

Lamentavelmente, as universidades pouco se preocupam com o tema modulação/impostação vocal.

Segue uma lista de hábitos positivos e negativos:

Hábitos negativos: cigarros e drogas; tosse e pigarro constantes; balas, pastilhas e sprays enquanto fala; uso receitas caseiras para melhorar problemas vocais; comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão; beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.

Dicas importantes (preservação da saúde vocal): descansar e dormir bem; beber muito líquido; manter a voz sempre no seu tom; manter sempre uma boa postura corporal; poupar a voz durantes crises alérgicas e estados gripais; procurar auxílio médico e fonoaudiológico se observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas; comer maçã. 

O que deve se evitar: comer muito chocolate ou tomar leite em demasia; choques térmicos; roupas apertadas que atrapalham a respiração.
Fonte: Conselho Regional de Fonologia (SP).

Para a reportagem completa acesse o link do Conselho Regional de Fonologia (SP): http://www.fonosp.org.br/noticias/clipping/16-de-abril-dia-mundial-da-voz/

No site da empresa UNIVOZ você pode fazer um teste e receber o resultado em seu email: http://www.univoz.com.br/index.php/imprensa/materias/61-dia-mundial-da-voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário