sábado, 13 de abril de 2013

Alguns Conceitos de Cidadania

Gilberto Dimenstein

"Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos pelos homens, orientados por um princípio básico: todos são iguais perante a lei, independentemente de raça, cor, sexo, religião e nacionalidade. O ser humano tem conhecido uma evolução dos direitos neste século: mulheres ganharam o direito de voto; leis racistas foram extirpadas; trabalhadores conseguiram proteção legal, etc... O conceito de cidadania hoje está também ligado à promoção de ações que garantam igualdade de oportunidades, assegurando a todos educação, saúde e nutrição". 
(Aprendiz do Futuro – Cidadania Hoje e Amanhã) 

Jaime Pinsky

"Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.” 
(PINSKY, Jaime. História da cidadania. 4ª Edição - Editora Contexto, São Paulo, 2008)

Betinho

"O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Todo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação." 
(http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=1823)

Nenhum comentário:

Postar um comentário