quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Curiosa Lista dos Partidos Políticos do Brasil


Diante da questão da criação dos novos Partidos Políticos, onde o Supremo Tribunal Federal paralisou o andamento do projeto sobre o tema, resolvi descobrir quantos partidos o Brasil possui.

Encontrei uma lista atualizada na Wikipédia, aparentemente confiável. Salvo engano já temos 28 Partidos, dos quais 8 possuem variações da palavra trabalhador, 7 ligados a democracia, 5 são “sociais”, enquanto outros 5 são comunistas/socialistas. Logicamente que estas palavras se misturam.

Fiquei imaginando que deve dar “IBOPE” um “Partido dos Trabalhadores Democratas Sociais Comunistas”, fruto da reunião destas palavras mais citadas e que, certamente, não possuem nenhum sentido, pois vemos surreais alianças visando basicamente acesso a cargos e verbas.

Mais curioso ainda foi descobrir que existem 16 novos partidos em processo de criação. Um deles com o interessante nome “Piratas”. Não é brincadeira, este partido já foi fundado, mas ainda não está aprovado.

Com todo o respeito aos “Piratas”, pois se trata de um legítimo exercício da democracia, diante de tantas falcatruas que assistimos em Brasília o sugestivo nome pode ser um incentivo ao desvio de nosso suado imposto.


Veja a Lista de Partidos Políticos do Brasil: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário