terça-feira, 30 de abril de 2013

Canhotos

Mão direita ou mão esquerda?
Quem é destro e quem é canhoto?
Sabemos que os destros dominam, mas o que seria deles se não existissem os canhotos? E vice e versa? 

Definição… 
canhoto(ô) adj.1. Que é mais hábil com a mão esquerda que com a direita. 2. Inábil, desajeitado. Sm. 3. Homem canhoto. 4. Bras. Parte não descartável de certos talões, como o de cheques.
Canhotos famosos…
Adolf Hitler - Albert Einstein - Ayrton Senna - Charlie Chaplin 
Cole Porter - D. Pedro I - Goldie Hawn - Harpo Marx 
Jimi Hendrix - Jimmy Connors - João Baptista Figueiredo 
Júlio César - Kim Novak - Leonardo Da Vinci - Maradona 
Marilyn Monroe - Michelangelo - Nelson Rockfeller 
Paul McCartney - Ringo Starr - Roberto Rivelino 
Rock Hudson - Ronald Reagan 

Você sabia que… 
Crianças canhotas são, às vezes, forçadas para se tornarem destras. Isto aconteceu com Lewis Carrol que contou o absurdo de tentar "colocar sofrivelmente um pé destro num tênis canhoto".

James A. Garfield, o primeiro presidente canhoto dos Estados Unidos, era esnobe com o fato de ser ambidestro. Ele gostava de surpreender seus visitantes escrevendo simultaneamente latino clássico com uma mão e grego com a outra. 

Em 1963, Bob Charles tornou-se o único jogador de golfe canhoto a ganhar o aberto da Inglaterra.

Quando começou a tocar, o guitarrista Jimi Hendrix não tinha dinheiro suficiente para comprar uma guitarra de canhoto. Então ele aprendeu sozinho a tocá-la com as cordas invertidas. Depois de um tempo ele adquiriu um instrumento para canhoto, mas nunca perdeu o hábito de tocar invertido.

O sapo mais famoso do mundo, Kermit, era canhoto como o seu criado, Jim Henson, que o apresentou ao mundo no "Steve Allen's Tonight Show" em 1957.

Júlio César, um dos mais famosos imperadores romanos, era canhoto. Ele decretou que o alfabeto de seu império deveria seguir o padrão da Grécia e ir da esquerda para direita.

Na eleição presidencial americana de 1992, os três principais candidatos ao mandato eram canhotos: H. Ross Perot, George Bush, e Bill Clinton. 

As preferências canhotas de Michelangelo foram mostradas em suas próprias obras. Na magnífica escultura de Davi, o estilingue usado para matar Golias é segurado na mão esquerda de Davi.

O canhoto Leonardo da Vinci escreveu todas as suas notas para si mesmo, da direita para esquerda, tornando-se impossível outra pessoa ler o que tinha escrito sem um espelho. Ele, naturalmente, era capaz de ler e escrever facilmente dos dois modos. 

Napoleão Bonaparte foi pintado indo para uma guerra com sua mão esquerda segurando um telescópio em seu olho esquerdo.

E, para finalizar, calcula-se que 4% da população mundial são canhotos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário