domingo, 14 de abril de 2013

Como Elaborar um Trabalho Escolar

Diante das dúvidas de muitos alunos sobre "como elaborar um trabalho escolar", segue um texto extraído do site Cassimiro - Estudos Linguísticos.

Como Elaborar um Trabalho Escolar
Em um trabalho escolar consta, geralmente, o seguinte:


1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto ou Desenvolvimento do Conteúdo 6. Conclusão 7. Bibliografia


1. A CAPA:

A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma margem de 3,5cm da borda superior;
Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
Nome de Aluno (ou dos alunos) - o qual deve ser escrito abaixo do título;
Nome da cidade e o Ano - centralizado.

2. FOLHA DE ROSTO:

É a folha que vem logo depois da Capa. Ela contém os elementos essenciais para identificação do trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e número) e da Nota de Apresentação, a qual pode ser redigida mais ou menos assim: Trabalho individual (ou em equipe, quando for o caso) apresentado à disciplina tal, do Professor Fulano de Tal, para obtenção de nota relativa ao bimestre tal.

3. SUMÁRIO:

É a relação dos itens ou divisões que compõem. O Sumário é, na verdade, o esquema do trabalho.

4. INTRODUÇÃO:

Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.
1, 2, 3, 4, 5,6... Vamos numerar as folhas? Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas são numeradas. O número da folha pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto.

5. TEXTO:

É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o Conceito ou Definição do assunto.
Não se limite a transcrever o que está nos livros consultados. Recomendo:
a) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento;
b) Selecione as publicações que possam ser aproveitada no desenvolvimento;
c) Leia as publicações, transcrevendo em rascunho os trechos que serão aproveitados;
d) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas com uma margem de 5 cm a partir da borda superior,
e) Faça uma redação provisória antes de escrevê-lo em definitivo;
f) Por fim, datilografe, digite ou se faça o trabalho escrito em folha de papel A4.

6. CONCLUSÃO:

É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas. Há alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com conclusão. A Conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e elaboração do texto.

7. BIBLIOGRAFIA:

Também se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, Jornais, etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar.
Livro- Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma:
- sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas, vírgula, primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula, ponto, nome da obra com inicial maiúscula e em itálico ou sublinhado, ponto, número da edição (se for a primeira edição, não precisa citar), ponto, local da editora, dois pontos, nome da editora, vírgula, ano de publicação, ponto, número de páginas da obra, ponto.
a) Internet: colocar o endereço eletrônico (www...) dos sites que você visitou e a data de acesso.
b) Se for uma enciclopédia fica assim: Enciclopédia Delta. Volume 13. São Paulo, Editora Delta, 1995, página 543.
c) Revista ou jornal - Quando a publicação consultada for revista ou jornal é assim que você deve escrever na Bibliografia:
REVISTA VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996. Editora Abril, São Paulo. Páginas 23 a 25.
DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 2005.
O importante é conter os dados essenciais da obra: nome, número, data, nome da editora, lugar e números das páginas consultadas.

8. Formatação:

Usar folha A4;
Margens esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2cm;
Letra Arial ou Times New Roman Tamanho 10;
Usar maiúsculas, negrito ou sublinhado para destacar, não alterar o tamanho da em hipótese alguma, salvo o título do trabalho;
Usar cor preta nos caracteres;
Caso seja manuscrito respeitar as mesmas regras (não fazer margem nem linha nas folhas de A4, mas respeitá-las.).



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