terça-feira, 16 de abril de 2013

Geração Coca-Cola

Já que falamos de gerações na postagem anterior, aproveito para comentar sobre a música “Geração Coca-Cola”, um clássico do grupo Legião Urbana na década de 80.

Antes de ler o texto, sugiro apreciar a interpretação do genial Renato Russo:

Logo no início da letra temos um trecho pouco compreendido: “Quando nascemos fomos programados / A receber o que vocês / Nos empurraram com os enlatados / Dos USA, de nove as seis”. A maioria acredita que o termo “enlatados” se refere a comida enlatada. Percebam que esta interpretação perde o sentido, pois teríamos refeições de “nove as seis”.

Os “enlatados” na realidade eram os filmes e seriados norte-americanos que assistíamos dos programas matutinos até o fim da tarde, como a tradicional “Sessão da Tarde”, até hoje existente na Rede Globo.

O termo deriva do fato dos filmes de rolo vir embalados em latas, como na foto abaixo:


Entre as décadas de 1960 e 1980, em plena Guerra Fria, conflito ideológico do Capitalismo (liderado pelos Estados Unidos – “USA”) e o Socialismo (chefiada pela extinta União Soviética), os norte-americanos usavam seus filmes e seriados para difundir o “American Way of Life” (estilo de vida americano).

Curiosamente lembro “Jeannie é um Gênio” e “A Feiticeira”, ambos protagonizados por bruxas, capazes de mudar a realidade com um simples sinal, que faziam gestos para ligar batedeiras, liquidificadores, fogões, aspiradores e enceradeiras. O objetivo era vender produtos industrializados, como automóveis e eletrodomésticos, tornando-os sonho de consumo das famílias brasileiras.

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