Já que falamos de gerações na
postagem anterior, aproveito para comentar sobre a música “Geração Coca-Cola”,
um clássico do grupo Legião Urbana na década de 80.
Antes de ler o texto, sugiro
apreciar a interpretação do genial Renato Russo:
Logo no início da letra temos um
trecho pouco compreendido: “Quando nascemos fomos programados / A receber
o que vocês / Nos empurraram com os enlatados / Dos USA, de nove as
seis”. A maioria acredita que o termo “enlatados” se refere a comida enlatada.
Percebam que esta interpretação perde o sentido, pois teríamos refeições de
“nove as seis”.
Os “enlatados” na realidade eram
os filmes e seriados norte-americanos que assistíamos dos programas matutinos
até o fim da tarde, como a tradicional “Sessão da Tarde”, até hoje existente na
Rede Globo.
O termo deriva do fato dos filmes
de rolo vir embalados em latas, como na foto abaixo:
Entre as décadas de 1960 e 1980,
em plena Guerra Fria, conflito ideológico do Capitalismo (liderado pelos
Estados Unidos – “USA”) e o Socialismo (chefiada pela extinta União Soviética),
os norte-americanos usavam seus filmes e seriados para difundir o “American Way
of Life” (estilo de vida americano).
Curiosamente lembro “Jeannie é um
Gênio” e “A Feiticeira”, ambos protagonizados por bruxas, capazes de mudar a
realidade com um simples sinal, que faziam gestos para ligar batedeiras,
liquidificadores, fogões, aspiradores e enceradeiras. O objetivo era vender
produtos industrializados, como automóveis e eletrodomésticos, tornando-os
sonho de consumo das famílias brasileiras.
A análise completa da música pode
ser lida em: http://historiadoraprendiz.blogspot.com.br/2010/08/historia-e-musica-iv-geracao-coca-cola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário